Mobilidade Sustentável? Estudo revela que Veículos Elétricos (EVs) podem gerar poeira mais tóxica que Diesel

Embora os veículos elétricos (EVs) sejam frequentemente promovidos como uma solução ambientalmente amigável, estudos recentes revelam aspectos menos discutidos que podem comprometer essa percepção. Particularmente, a poeira gerada pelo desgaste dos freios e pneus desses veículos apresenta riscos ambientais e à saúde pública e merecem atenção.​

Impacto Ambiental dos Freios em Veículos Elétricos

Pesquisas conduzidas pela Universidade de Southampton, no Reino Unido, indicam que a poeira gerada pelo desgaste das pastilhas de freio dos EVs pode ser mais tóxica do que as emissões de motores a Diesel.

O peso adicional das baterias nos EVs aumenta a pressão sobre os freios, resultando em maior liberação de partículas finas no ar. Essas partículas, conhecidas como PM2.5, são suficientemente pequenas para penetrar profundamente nos pulmões, potencialmente causando doenças respiratórias e cardiovasculares.

Desgaste dos Pneus e Emissão de Microplásticos

Além dos freios, o desgaste dos pneus é uma fonte significativa de poluição por partículas. Testes realizados pela Emissions Analytics revelam que os pneus de carros produzem muito mais poluição por partículas do que os escapamentos, liberando substâncias tóxicas que poluem o ar, a água e o solo. O peso crescente dos veículos, especialmente dos EVs, contribui para esse aumento no desgaste e na poluição.

Regulamentações e Desafios Futuros

A crescente preocupação com as emissões não provenientes do escapamento levou a Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) a alertar sobre a poluição causada por freios e pneus.

A entidade destaca que “o desgaste desses componentes pode representar a principal fonte de emissões de partículas relacionadas ao tráfego rodoviário, superando os gases expelidos pelo escapamento”.

A OCDE enfatiza a necessidade de estabelecer métodos padronizados para medir essas emissões e sugere que os veículos elétricos não estão isentos de pedágios destinados a reduzir a poluição automotiva.

Conclusão

Embora os veículos elétricos representem um avanço na redução das emissões de gases de escapamento, é crucial considerar e mitigar outras fontes de poluição associadas, como a poeira dos freios e o desgaste dos pneus.

A transição para uma mobilidade verdadeiramente sustentável requer uma abordagem que englobe não apenas a propulsão elétrica, mas também inovações nos materiais e tecnologias utilizadas em todos os componentes do veículo.

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