O ar contém em maior ou menor concentração, água no estado gasoso (umidade relativa do ar); sob o efeito da temperatura, essa água passa do estado gasoso para o estado líquido (condensação).
Isso também ocorre 24 horas por dia dentro de todos os tanques combustível e assim, a água vai acumulando dentro do tanque e contamina o combustível.
Onde há água, há vida e dentro dos tanques, ocorre a proliferação de bactérias, algas e fungos que vão se alimentar dos hidrocarbonetos do combustível e defecar no tanque formando a famosa “Borra de Tanque”.
Essa borra, irá contribuir para a degradação do combustível armazenado, saturação dos filtros, entupimento de mangueiras e danos irreversíveis no sistema injetor, além de outras avarias em todo o sistema.
Além disso, a água (H2O), em contato com o enxofre do Diesel (S), resultará em ácidos (H2SO4 por exemplo), que farão oxidar diversas peças do sistema.
Portanto, podemos citar que o enxofre presente na composição do óleo Diesel em contato com a água que se forma naturalmente nos tanques pelo processo de condensação, gera formações ácidas que podem ser verificados também na forma de um verniz.
Este verniz é altamente corrosivo e contaminante, o que causa um grande desgaste do sistema de armazenamento, passando por toda a linha de combustível, até chegar nos bicos injetores.
Esse processo de contaminação que ocorre em tanques de armazenamento de óleo Diesel, mostra a importância da adoção de Boas Práticas e se já há alguma contaminação, indicamos o mais breve possível a realização dos serviço de revitalização de combustível e descontaminação de tanque, visando assim, a manutenção preventiva e corretiva do tanque e também um menor consumo de combustível, com a manutenção de um armazenamento confiável.
Por estes motivos, como o Hidrojateamento é um processo de limpeza de tanque realizado com água, NÃO recomendamos este tipo de serviço.
Portanto, contrate somente empresas que utilizam produtos químicos adequados para revitalização de Diesel e descontaminação de tanques.