O que são Boas Práticas para a conservação das condições ideais do combustível?

O Biodiesel é um combustível de fonte renovável que polui menos.

Por este e outros bons motivos, ele está cada dia mais presente na mistura de Diesel e isso é muito bom!

Porém, devido ao fato dessa mistura ser mais instável, este combustível está se degradando cada vez mais rápido, (Porque nosso combustível atual está se degradando cada vez mais rápido?)

Desta forma, não basta comprar combustível e armazenar até a sua queima, é preciso cuidar corretamente do Diesel armazenado.

Então, para não termos inúmeras surpresas desagradáveis originadas a partir do consumo de um combustível estragado, é indispensável saber quais são as Boas Práticas que manterão o seu combustível dentro de um padrão aceitável, até o momento do consumo.

Você verá que é muito fácil aprender pois são poucas regras a serem seguidas.

No entanto, pode não ser tão fácil assim implementar essas regras dentro da sua equipe de manutenção, seja por desconhecer a necessidade atual de seguir essa rotina, pela falta de tempo ou pela cultura da sua equipe, que pode já estar acostumada a receber o combustível comprado, armazenar e esquecer que ele está lá (“estragando”).

Porém, não desista e conte conosco, pois garantimos que isso (implementar uma rotina de Boas Práticas no seu Time), fará toda a diferença no aumento da Performance dos seus motores, com melhor rendimento de todo o sistema e considerável redução no consumo e nos custos de manutenção.

Tranquilidade operacional com redução nos custos?

Sim, esse é o objetivo.

Assim, seguem as 06 valiosas regras sobre BOAS PRÁTICAS COM O SEU COMBUSTÍVEL:

 

1- Adquirir combustível de boa procedência

 

Além de ter um bom fornecedor de combustível, saber como recebe-lo após compra-lo é fundamental.

Como assim, receber o combustível?

Normalmente as empresas de médio e grande porte adquirem combustível das TRRs (Transportador Revendedor Retalhista).

Essas empresas, assim como os Postos de Combustíveis, são autorizadas a revenderem combustível para o mercado consumidor.

E assim como pode acorrer num posto de combustível, dependendo da oferta e demanda, o combustível pode ficar armazenado por longos períodos e estragar antes mesmo de ser entregue ao consumidor final.

O correto seria o posto ou a TRR cuidar corretamente deste combustível para não vende-lo degradado aos seus clientes, mas infelizmente, sabemos que nem todos cuidam do combustível armazenado como deveriam.

Então, como saber se estamos comprando um combustível dentro da especificação recomendada?

Fique tranquilo pois isso é mais simples do que parece; basta ter um protocolo de recebimento de combustível

A primeira regra a saber é que o combustível dentro do padrão aceitável para o consumo deve ser translúcido. (Saiba mais em REFERÊNCIAS DE AMOSTRAS DE COMBUSTÍVEL DENTRO DOS PADRÕES DE ESPECIFICAÇÃO).

Sabendo disso, ao receber o seu Diesel, peça para o motorista coletar e lhe entregar uma amostra do combustível que será entregue, de preferência do fundo do tanque do caminhão pois, se houver alguma contaminação, é no fundo do tanque que ela estará mais evidente.

Se essa amostra estiver turva, NÃO receba o combustível e se ela estiver translúcida, pode autorizar o recebimento.

SIMPLES ASSIM.

Uma outra dica importante antes de receber o combustível é solicitar ao motorista que o caminhão da entrega permaneça no local, desligado e por, no mínimo, 20 minutos antes de lhe entregar a amostra.

Isso porque o combustível que está dentro do tanque terá esse tempo para “repousar” e você terá uma amostra mais fidedigna a ser avaliada antes do recebimento.

Outra grande vantagem de ter um protocolo de recebimento de combustível é que as empresas que não cuidam do combustível como deveriam e mesmo assim revendem combustível já degradado, sabem quais clientes tem um protocolo de recebimento e quais não tem.

E adivinha quais clientes receberão os melhores combustíveis, aqueles que tem ou aqueles que não tem um protocolo de recebimento de combustível?

É OBVIO, NÉ?!

 

2- Manter os tanques sempre cheios, reduzindo assim espaços vazios dentro deles;

 

O ar contém em maior ou menor concentração, água no estado gasoso (humidade relativa do ar); sob o efeito da temperatura, essa água passa do estado gasoso para o estado líquido (condensação).

Isso também ocorre 24 horas por dia dentro de todos os tanques combustível.

A água vai acumulando dentro do tanque e contamina o combustível.

Onde há água, há vida e dentro dos tanques, ocorre a proliferação de bactérias, algas e fungos que vão se alimentar dos hidrocarbonetos do combustível e defecar no tanque formando a famosa “Borra de Tanque”.

Essa borra, irá contribuir para a degradação do combustível armazenado, saturação dos filtros, entupimento de mangueiras e danos irreversíveis no sistema injetor, além de outras avarias em todo o sistema.

Além disso, a água (H2O), em contato com o enxofre do Diesel (S), resultará em ácidos (H2SO4 por exemplo), que farão oxidar diversas peças do sistema.

Portanto, quanto menos espaço aéreo vazio dentro dos tanques, menos condensação, menos água, menos microorganismos, ausência de Borra, ácidos e todos os problemas causados por esta contaminação.

 

3- Drenar os tanques semanalmente para retirar água;

 

Como vimos, a água é o principal inimigo do combustível e drenar a água que vai acumulando todos os dias dentro do tanque é fundamental para evitar a degradação do combustível armazenado e a contaminação do tanque.

 

4- Checar a qualidade do óleo Diesel armazenado periodicamente;

 

Coletar amostras do Diesel armazenado, no mínimo uma vez por mês, é crucial pois a Amostra é a “fotografia” de momento da condição atual da armazenagem.

Essa Amostra coletada deve ser preferencialmente do fundo do tanque pois é neste local que o combustível costuma estar num estado mais degradado quando existe contaminação por água e degradação.

Além disso, como a água é mais pesada que o Diesel, é no fundo do tanque que ela vai aparecer primeiro.

A amostra coletada deve estar translúcida; este é o principal indicador de que tudo está bem dentro do tanque.

Outra dica é coletar amostras de diferentes pontos de coleta, quando em tanques maiores que possuem, além do dreno, também outros pontos para realizarmos essa análise.

 

5- Verificar a perfeita vedação dos bocais de enchimento, tampas e respiros.

 

Devemos evitar a entrada de ar por bocais mal vedados, pois conforme já aprendemos, o ar trará água no estado gasoso que condensará dentro do tanque, fazendo acumular água no seu interior.

Principalmente em tanques que ficam em espaços abertos, é importante ter bocais bem vedados pois uma chuva pode colocar todo o combustível armazenado em risco, caso as borrachas de vedação não estejam vedando corretamente como deveriam.

 

6- Aplicar um bom estabilizador de combustível em todos os abastecimentos

 

São diversos os motivos para aplicarmos um bom estabilizador em todos os abastecimentos:

O Diesel está se degradando cada vez mais rápido e um bom estabilizador de combustível que realmente funcione quimicamente, trará benefícios na prática e será um verdadeiro CONSERVANTE do Diesel armazenado;

Ele atuará unindo as moléculas de água que não tiveram peso molecular para “descer”, inclusive este é o motivo da Turbidez apresentada por amostras reporovadas pois existe água emulsionadas no combustível

O estabilizador fará essas pequenas gotículas de água ficarem maiores para poderem “descer”para o fundo do tanque (surfactação), facilitando a drenagem, reduzindo a água, os microorganismos e todas as complicações geradas pela contaminação.

Além disso, um único litro de um bom estabilizador pode tratar de 500 a 1.000 Litros de Diesel.

Assim, além de prevenir todos os problemas, quem segue à risca às boas práticas que citamos, terá também um menor consumo de combustível, colaborando também com o meio ambiente, emitindo menos material particulado (fumaça preta) que além da poluição, é sinônimo de desperdício do combustível que foi comprado e prenúncio de diversos prejuízos na sua operação.

Para saber mais, entre em contato conosco, temos um excelente fornecedor de Diesel para lhe indicar, os melhores serviços de Descontaminação de tanque e revitalização de combustível, além dos melhores estabilizadores de combustível do mercado.