Porque a fumaça preta é sinônimo de desperdício e como eliminá-la?

A emissão de “fumaça preta”, como é popularmente conhecido o material particulado que pode sair pelo escapamento dos veículos é a indicação de que o combustível não está tendo uma queima eficiente pois, num processo satisfatório de queima de combustível, ocorre uma reação química que acontece entre o combustível e o gás oxigênio.

A fumaça preta é formada quando, devido à degradação do combustível armazenado, não há oxigênio suficiente para queimar o combustível 100%.

Trata-se do carbono pulverizado que não entrou em combustão e saiu pelo escapamento.

Ou seja, desperdício do dinheiro que você gastou comprando combustível, mas que não gerou a energia e a potência esperadas para o seu veículo funcionar adequadamente e desperdício para meio ambiente, em forma de poluição.

Portanto, a fumaça preta saindo pelo escapamento do veículo realmente é um péssimo sinal para frotas de veículos e deve ser um item fiscalizado com atenção pelos gestores, pois indica possíveis problemas no motor do veículo e também causa da poluição atmosférica.

E é bom lembrar também, que além de sérios danos ao meio ambiente, a fumaça preta é proibida em todo território nacional e causa multas relativamente altas aos infratores.

Então, é preciso monitorá-la com atenção, prevenindo o seu aparecimento para evitar maiores transtornos.

Qual a principal consequência?

Um sintoma bem evidente que acompanha a fumaça preta é o aumento do consumo de combustível bem acima do normal, já que o motor precisa queimar mais combustível para atingir a mesma potência que teria alcançado se tivesse consumido um combustível não degradado.

É possível evitá-la?

Sim, ao contrário do que se pensa, a fumaça preta pode ser facilmente combatida.

Além de manter o veículo com as manutenções preventivas em dia, pois problemas mecânicos causam a fumaça preta, é importante entender o que pode estar por trás de diversos problemas mecânicos: COMBUSTÍVEL DEGRADADO

COMO ELIMINAR A FUMAÇA PRETA

Uma maneira simples e eficiente para evitar este transtorno é utilizar um estabilizador de combustível que realmente funcione, sendo aplicado na proporção correta e em todos os abastecimentos pois, além de evitar ou eliminar a fumaça preta, um bom estabilizador ainda fará você economizar combustível e prevenir diversos problemas mecânicos.

Nada melhor nestes tempos de combustível caro, não é mesmo?