Para que servem os aditivos de combustível?

A palavra ADITIVO, em português, significa “substância que se incorpora a um produto ou aquilo que se acrescenta a algo”.

Os combustíveis aditivados são caracterizados pela aditivação, ou incorporação de um produto químico neles.

E os popularmente conhecidos “combustíveis aditivados” são vendidos mais caros nos postos de gasolina, justamente por terem ADITIVOS que promovem (ou deveriam promover) a manutenção do motor limpo, e evitar a formação de depósitos carboníferos que prejudicam a combustão e interferem no rendimento do motor.

Os combustíveis premium, por exemplo, são caracterizados por seu alto teor de aditivos de desempenho, longevidade e menor poluição.

Quando adicionados à gasolina ou ao Diesel, esses compostos químicos modificam as características desses combustíveis para melhorar o desempenho e a longevidade do motor.

Motores modernos, compactos e sofisticados costumam desempenhar melhor, porém, são especialmente sensíveis a certos problemas como entupimentos de filtros e avarias no sistema de injeção.

Desta forma, se o combustível desses motores não for cuidado adequadamente (com Boas Práticas) na realidade haverá uma redução no desempenho, redução da longevidade do motor, aumento do consumo de combustível e emissão de dióxido de carbono e poluentes.

Entenda melhor sobre a degradação dos combustíveis e o risco que isso acarreta aos seus equipamentos

Então, quanto melhor e mais moderno o motor, mais sensível e carente de um combustível de boa qualidade, que se mantenha dentro do padrão ideal para queima; e neste caso, os bons estabilizadores de combustível podem ajudar bastante!

Combustíveis de alta qualidade com aditivos também são os mais eficazes no combate aos efeitos negativos da incrustação.

A seguir, confira quais são os principais aditivos de desempenho encontrados em combustíveis de alta qualidade:

Anti-corrosão
Protege as peças metálicas contra corrosão e ferrugem causadas pela água e ajudam a prolongar a vida útil do sistema de injeção.

Antioxidantes
Evita a degradação do combustível armazenado, evitando a formação de sedimentos ou borra nos tanques de combustível.

Desmulsificantes e dispersantes de água
a água é o principal inimigo dos combustíveis pois onde há água, há vida e nos tanques, bactérias, algas e fungos se proliferam e grande parte da borra de tanque é o excremento desses seres vivos.
Um bom dispersante unirá moléculas/gotículas de água menores que não têm peso molecular suficiente para “descer”; essas gotas maiores e mais pesadas irão para o fundo do tanque e poderão ser drenadas, ou passarão pelos filtros separadores de água sem chegarem ao motor.

Detergentes
Limpam ou mantém limpos os componentes essenciais dos sistemas de injeção (como bicos injetores e válvulas de admissão), removendo os depósitos de carbono causados ​​pela combustão incompleta.
Detergentes de combustível reduzem o entupimento das válvulas e bicos injetores .

Modificadores de fricção
Reduzem as perdas por atrito mecânico entre as peças metálicas (principalmente no cilindro ou na bomba injetora) e melhoram o desempenho do motor.

Melhoradores de fluxo frio ou Anticongelantes
O Diesel pode cristalizar ou mesmo congelar em temperaturas muito baixas.
Esses aditivos melhoram a operabilidade do combustível Diesel em temperaturas muito baixas, diminuindo o limite de temperatura para seu uso.

Anti-espuma
Reduz a formação de espuma ao encher o tanque.
O acúmulo desta espuma torna impossível encher completamente o tanque, fazendo com que o combustível possa transbordar quando o veículo estiver sendo abastecido.

Procetano
Melhora a combustão, facilitando a autoignição do combustível diesel.

Deodorants
Torna o cheiro do gasóleo mais agradável e menos intenso.

Portanto, um combustível premium com bons aditivos pode ser usado para fins curativos e preventivos.

Alguns combustíveis aditivados vendidos nos Postos de Combustíveis podem ter alguns destes aditivos e assim, terem uma boa qualidade quando considerados como combustíveis aditivados

Mas, E quanto aos aditivos vendidos separadamente?

Nada melhor do que aditivar o seu próprio combustível com um aditivo da sua confiança.

Desta forma, abastecer o seu veículo com um combustível não aditivado e adquirir um aditivo Prime separadamente, pode ser a melhor opção para aqueles que querem ter todos os benefícios citados nesta matéria.

Existem ótimos aditivos que podem tratar 1.000 litros de combustível com somente um único litro de aditivo aplicado.

Neste caso, em veículos pesados que em média têm cerca de 300 a 500 litros de combustível sendo que a maioria dos caminhões maiores utilizam dois tanques de combustível com 450 litros cada, um tanque inteiro pode ser tratado com 500ml de aditivo.

Para caminhões com dois tanques, um frasco de 1 Litro pode tratar todo o volume abastecido

Para veículos leves, cujos tanques tem volume menor, variando na média entre 45 e 85 litros, um único frasco de 100ml pode tratar todo o volume de tanque abastecido.

Nestes tempos de combustíveis caros, Bons aditivos, além de reduzirem o consumo, trazem benefícios reais como aumento da vida útil dos filtros, bicos limpos, bombas injetoras prevenidas de problemas que podem custar caro!

Ou seja, agora que você já sabe que vale a pena sim realizar essa aditivação, seu veículo e o seu bolso agradecerão por você fazer isso.

Quer saber mais?

Entre em contato conosco, temos quase duas décadas de mercado, fabricando somente aditivos de combustíveis Prime, que realmente entregam os resultados esperados.