Os problemas na injeção eletrônica costumam causar grandes prejuízos financeiros aos desavisados.
Mas, a boa notícia é que os mais comuns podem ser facilmente perceptíveis e até mesmo evitados.
É o que vamos explicar pra você aqui. Confira…
O sistema de injeção tem como função regular a medida perfeita entre combustível e ar.
E é Claro que como todo equipamento, as peças desse sistema como a bomba injetora, têm sua vida útil padrão.
Porém, essa vida útil pode durar pouco e essas peças terem que ser substituídas rapidamente, se não soubermos como prevenir problemas mecânicos nelas.
Eletroinjetor e bicos sujos, bomba injetora com resíduos sólidos indesejados, dificuldade ao dar a partida, motor “engasgando”, perda de desempenho, aumento do consumo de combustível, desgaste do eletrodo, manchas no isolamento do eletrodo, marcha lenta irregular e base do isolamento quebrada, podem ser sinais de problemas no sistema de injeção.
O combustível degradado está entre as principais causas de avarias do sistema injetor dos veículos e geradores.
Se o combustível estiver degradado, o funcionamento da injeção será afetado, podendo causar danos irreparáveis.
Mas como um veículo ou um motor indica que está com problemas na injeção eletrônica?
Além do sinal óbvio de luz no painel dos veículos, há outros sintomas perceptíveis.
Dentre os já citados, os principais sinais são a dificuldade de dar a partida, o aumento excessivo (e até repentino) no consumo de combustível, a perda de potência do motor e a aceleração da marcha lenta.
Se o seu motor apresentar algum desses sintomas, o indicado é buscar um centro automotivo ou oficina de sua confiança para verificar as causas.
A luz amarela indicativa de problemas na injeção eletrônica acesa constantemente é motivo suficiente para você procurar auxílio profissional.
Mas, vale lembrar que esta luz, assim como outros sinais indicativos do painel, acendem por poucos segundos ao ligar o carro.
Isto é o normal no início da operação do veículo e não significa que há algum problema, mas sim que a verificação padrão do sistema está sendo realizada corretamente.
Mas, se, após a verificação inicial, a luz da injeção eletrônica acender e apagar, é sinal de que algum problema realmente foi registrado.
O próprio sistema pode realizar o reparo em casos simples. Mas é válido levar o veículo até um centro automotivo para uma verificação.
Já na situação em que a luz acende uma única vez ou pisca de forma esporádica no painel com o veículo em funcionamento normal, o problema geralmente é mais simples.
Pode ser apenas uma falha de leitura da sonda lambda, localizada junto ao coletor do escapamento, ou um mau contato em plugues de sensores.
Mas, em todos os casos, uma boa é ter segurança, e a maior prevenção que você pode facilmente adotar para o seu sistema de injeção é garantir que o “sangue” do seu motor (o combustível que ele consome) esteja saudável, ou seja, saber sobre Boas Práticas com o seu combustível, dentre elas, aplicar em todos os abastecimentos, um bom estabilizador de combustível.
Adquirir um combustível de boa procedência e mantê-lo bem conservado é a “chave” para evitar problemas nos bicos injetores e em todo o sistema de injeção.
Além destes benefícios, o combustível conservado dentro do padrão reduzirá o consumo, aumentará a vida útil de filtros, além de entregar maior performance ao seu motor.
Por outro lado, não cuidar adequadamente do seu sistema de abastecimento através dessas Boas Práticas, poderá, além dos prejuízos com o sistema injetor, aumentar o consumo de combustível, reduzir a vida útil dos filtros, além de outros problemas como paradas não programadas ou mal funcionamento dos motores.
Saiba mais sobre a degradação do combustível versus riscos de outros equipamentos além da bomba injetora