Combustíveis fósseis: por que eles prejudicam o meio ambiente?

São vários os problemas causados pelos gases liberados com a queima dos combustíveis fósseis, entre eles a poluição do ar e o aquecimento global.

Os combustíveis fósseis mais comumente conhecidos são o carvão mineral, o petróleo e o gás natural. Todos têm origem a partir da decomposição de resíduos orgânicos e embora apresentem diversos aspectos que vão na contramão da sustentabilidade, eles ainda permanecem em evidência, sendo os mais utilizados para se produzir energia.

Por serem de origem de matérias-primas decompostas durante milhões de anos (estima-se que os utilizados atualmente são originados de matérias-primas de 65 milhões de anos), são considerados recursos naturais não renováveis.

Além disso, os combustíveis fósseis causam danos ao meio ambiente pois o dióxido de carbono (CO2), gás liberado durante a queima desse tipo de combustível, é o principal responsável pelo aquecimento global.

O dióxido de enxofre também é a causa principal da chuva ácida.

 

A poluição originada a partir de automóveis (que utilizam combustíveis fósseis) e usinas de carvão pode causar sérios riscos à saúde. As doenças relacionadas à poluição variam de leve a grave e podem afetar significativamente a qualidade de vida. A poluição do ar pode resultar em asma, doença pulmonar obstrutiva crônica e câncer de pulmão.

Os combustíveis fósseis costumam ser transportados para o local desejado por meio de navios. É comum ouvir falar sobre vazamentos em petroleiros ou navios carregados de óleo cru para ser refinado. A consequência disso é que o petróleo contém algumas substâncias tóxicas que, quando misturadas com água, causam sérios impactos à vida aquática.

Como você pode ajudar a preservar o meio ambiente?

Imagine que, em todo este cenário, você pode fazer a diferença. Pense que seu dia-a-dia, por si só já pode causar um impacto positivo no Planeta Terra.

A Teccom é fabricante dos melhores estabilizadores de combustível do mercado e eles fazem toda a diferença na redução da emissão de material particulado, fumaça preta e gases tóxicos ao meio ambiente, além de prevenir diversos problemas mecânicos e reduzir o consumo.