Alguns “amantes” do Diesel adoram “rolar carvão”, emitindo nuvens de material particulado ou fumaça preta pelos escapamentos.
No jargão popular, “BLACK SMOKE”.
A prática teve origem em caminhões competitivos, onde os concorrentes normalmente removem os controles de emissões e modificam seus caminhões para alterar a potência e o torque.
É por isso que é comum ver caminhões a Diesel soltando fumaça preta na linha de largada antes das provas.
Esses caminhões competitivos exigem muito combustível para alimentar seus grandes turbocompressores.
E quando todo esse combustível extra é adicionado em baixas rotações, parte dele não é queimado e ao invés de gerar potência, é disperdiçado e produz fumaça preta no escapamento.
Assim, FUMAÇA PRETA É DIESEL NÃO QUEIMADO, OU O COMBUSTÍVEL QUE DEVERIA GERAR TORQUE OU PERFORMANCE, MAS SÓ GERA DESPERDÍCIO E POLUIÇÃO.
Portanto, os motores a Diesel modernos e em bom estado de funcionamento, NÃO devem produzir fumaça preta.
Além disso, a fumaça preta que sai de um veículo a Diesel também pode significar diversos problemas.
A causa mais comum da fumaça preta do Diesel é um problema gerado pelo consumo de Diesel degradado que suja e afeta o sistema de injeção.
Assim, os bicos injetores podem estar sujos ou avariados, necessitando substituição; ou uma válvula EGR pode precisar ser substituída também; prejuízo para quem não trata adequadamente o Diesel desde o abastecimento.
Filtro de ar sujo/entupido:
o ar é tão importante quanto o combustível no processo de combustão, por isso é importante garantir que o motor receba ar suficiente. Caso contrário, a mistura fica inadequada e produz fumaça preta.
Portanto,verifique e substitua o filtro de ar conforme necessário se estiver entupido ou sujo.
Sensor MAF ruim:
Se o filtro de ar estiver funcionando e você ainda estiver vendo fumaça preta, verifique o sensor de fluxo de ar em massa; ele garante que a quantidade correta de combustível se mistura com o ar que entra no motor. Um sensor defeituoso pode medir incorretamente o fluxo de ar, resultando em muito combustível injetado no motor e levando a combustível não queimado, disperdiçado, que sai do escapamento como fumaça preta.
Turbocompressor ruim:
O turboalimentador desempenha um papel crucial na combustão e na potência, conduzindo mais ar para a câmara de combustão. Um turbocompressor com defeito resulta em perda de potência e pode causar a saída de fumaça preta pelo escapamento.
Depósitos de Carbono:
Os motores Diesel são suscetíveis a depósitos de carbono. À medida que as milhas se acumulam, é mais provável que os injetores de combustível e a câmara de combustão tenham desenvolvido depósitos que afetam negativamente a economia e o desempenho do combustível, muitas vezes resultando em fumaça preta. Este problema pode ser facilmente resolvido com um aditivo estabilizador de Diesel de qualidade, como TECCOM10 que preserva o Diesel dentro do padrão recomendado, solubiliza o verniz e a borra de fundo de tanque, lubrifica e limpa os bicos injetores e elimina a fumaça preta.
Portanto, um motor em funcionamento normal deve queimar todo o seu combustível e fumaça preta significa que isso não está ocorrendo; ou seja, desperdício de combustível, prejuízo com avarias de peças do motor e poluição ao meio ambiente.
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