Hoje, sabemos que grande parte dos problemas mecânicos em motores a combustão são causados pelo consumo de um combustível “estragado”.
Sim, o combustível estraga e nos últimos anos, tem degradado cada vez mais rápido!
Quer saber como isso ocorre?
Leia esse texto que também resume um pouco sobre DIESEL, BIODIESEL GASOLINA e ETANOL;
A água é o principal inimigo do combustível e aumenta naturalmente em todos os tanques de abastecimento de combustível devido à condensação da água presente no espaço aéreo vazio dos tanques (do estado gasoso, com alteração da temperatura, ela se transforma para o estado líquido).
Onde há água, há vida e assim, bactérias, algas e fungos se proliferam, degradam o combustível e sujam os tanques de armazenamento.
E somados à água, surgem outros problemas como a formação de ácidos e vernizes que vão deteriorar as peças dos motores.
Saiba mais sobre a degradação dos combustíveis causando problemas nas peças dos motores e equipamentos.
O DIESEL, ou gasóleo, combustível mais utilizado no Brasil, é um óleo derivado da destilação do petróleo bruto e usado como combustível nos motores movidos a Diesel.
Por questões ambientais, houve uma mistura de Diesel (Não Renovável), com o Biodiesel, que é um combustível biodegradável, derivado de fontes renováveis como óleos vegetais e gorduras animais.
Saiba mais sobre DIESEL e BIODIESEL e quais as diferenças entre eles.
Assim, o Biodiesel é ótimo para o meio ambiente, mas essa mistura (Diesel + Biodiesel) torna este combustível bastante instável, o que exige cuidados especiais (Boas Práticas) para sua correta conservação.
A Mistura que começou com 2% de Biodiesel em 2005, já teve aprovação para 15% em 2023 e quanto mais Biodiesel presente, melhor para o planeta, porém, mais rápida é a degradação deste combustível!
Entenda sobre a velocidade de degradação do combustível.
Desta forma, atualmente, o Diesel pode sair fora de especificação com menos de 20 dias.
Assim como ocorre com o Diesel, A GASOLINA também é vendida nos postos brasileiros como uma “Mistura” (de gasolina e etanol); ideia que surgiu na segunda metade do século passado como uma estratégia para reduzir a dependência do petróleo estrangeiro.
Além disso, incluir um componente renovável também traz benefícios ao meio ambiente e hoje, a gasolina nacional possui 27% de etanol, o que também é ótimo para o planeta, por também ser proveniente de fontes renováveis, como a cana de açúcar, por exemplo.
A gasolina deveria se manter como uma Mistura única, homogênea; porém, quando se degrada, ela sofre uma “separação de fases” e o resultado disso é o etanol + água (mais pesados), irem para o fundo do tanque enquanto a gasolina, mais leve, permanece acima.
Como os pescadores de combustível têm a sua entrada na parte de baixo dos tanques, fica fácil de entender o que ocorre quando damos partida num motor que deveria ser movido a gasolina, mas que “pesca” somente álcool + água para alimentar este motor.
Problema mecânico na certa, não é mesmo?
Conheça os estabilizadores que evitam a duplicação de fases da gasolina.
Mas então, finalmente, como saber se o combustível está estragado e o que fazer para ele não degradar?
Apesar dos dois fatos que citamos, que os combustíveis degradados são considerados como os grandes vilões responsáveis por trazerem diversos problemas mecânicos a qualquer motor a combustão e também de estarem se degradando cada vez mais rápido, é muito simples detectar e visualizar se há ou não degradação em qualquer amostra.
Repare nas fotos, que em um combustível visualmente aprovado, podemos enxergar todas as linhas pretas de referência (de 1 a 5), da placa, por TRANSLUCIDEZ; ou seja, nossos olhos enxergam através dos tubetes contendo as amostras de B-S500 e B-S10.
A boa notícia é que VISUALMENTE, uma amostra de combustível estará APROVADA se estiver translúcida.
IMAGENS DE REFERÊNCIA DE ASPECTO VISUAL DE UM DIESEL PADRÃO
Amostras Visuais – Diesel B-S500 e B-S10 PADRÃO – ABNT NBR 14954:2011
Óleo Diesel B-S500
Óleo Diesel B-S10
Por outro lado, qualquer TURBIDEZ vista numa amostra, será sinal de contaminação com água que, como dissemos, é o principal inimigo do combustível e trará péssimas consequências aos motores movidos à combustão!
Repare nas imagens abaixo, que devido à turbidez, não conseguimos enxergar as linhas de referência através do combustível; essa turbidez é o resultado de pequenas gotículas de água que contaminaram o combustível e ficam suspensas ou emulsionadas ao combustível, por não terem peso molecular suficiente para descer.
Confira abaixo, tubetes contendo combustível degradado:
IMAGENS DE AMOSTRAS COM ASPECTO VISUAL TURVO
DIESEL S-500 VISUALMENTE REPROVADO
DIESEL S-10 VISUALMENTE REPROVADO
Um bom estabilizador de Diesel é capaz de unir essas pequenas gotículas de água formando gotas maiores, com peso molecular suficiente para “descer” e assim, promoverá uma melhor drenagem.
Portanto, é muito fácil de identificar se VISUALMENTE uma amostra de combustível encontra-se Aprovada ou Reprovada.
Também é possível revitalizar parte do combustível degradado; mas é muito mais fácil e menos custoso saber manter o combustível dentro do padrão adequado para a sua queima.
Saiba mais sobre Boas Práticas com o combustível.