A Água é uma substância química cujas moléculas são formadas por dois átomos de hidrogênio e um de oxigênio.
Abundante na Terra, cobre grande parte da superfície na forma líquida, também em estado gasoso (como vapor) e em estado sólido, o que equilibra a temperatura e os climas, sendo fundamental para vida em nosso planeta.
Já em contato com os combustíveis, a Água passa a ser o nosso maior inimigo; pois ela provoca uma serie de malefícios que acabam prejudicando a qualidade dos combustíveis com reações químicas e microbiológicas que prejudicam tanques de armazenagem, sistemas de alimentação e de injeção dos motores, colocando diversas operações em risco.
No caso do óleo Diesel, a água não se mistura e é mais pesada que ele, o que faz com que ela se decante no fundo de tanques e filtros separadores, o que facilita a sua remoção. Quando esta separação não ocorre por completo, micro gotículas de água que não tem peso molecular para “descer”, ficam emulsionadas ao combustível, o que torna o mesmo turvo e visualmente reprovado.
Portanto, para os combustíveis, a presença de água deve ser combatida e evitada.
Como?
Entender que a água é o principal inimigo do combustível é o primeiro passo;
Depois, saber evitar a sua formação e acúmulo dentro dos tanques será uma consequência natural por conta da umidade do ar e condensação( quando pela ação da temperatura, a água se transforma do estado gasoso para o estado líquido).
Em todos os recebimentos de Diesel, solicitar uma amostra do fundo do tanque antes da transferência, para constatar que ele esteja translúcido, o que indicará que o combustível esteja sem água emulsionada e visualmente aprovado.
Outra medida a ser tomada é aplicar o estabilizador de combustível em todos os abastecimentos; que colabore para uma drenagem eficiente; isso conservará o combustível dentro do padrão ideal, pois conforme a água for se formando dentro dos tanques (por condensação), este estabilizador será quimicamente capaz de unir as pequenas gotículas em gotas maiores que assim, terão peso molecular suficiente para descerem para o fundo do tanque, ao invés de ficarem misturadas ao combustível;
O próximo passo será drenar os tanques periodicamente, através do dreno ou de uma bomba de drenagem; isso eliminará a água acumulada no fundo do tanque e preservará somente combustível no seu interior;
Manter os tanques sempre cheios também reduzirá a quantidade de água pois, quanto menos espaço aéreo vazio, menos ar, menos condensação e menos água teremos dentro dos tanques.
Mas, se você não sabia disso e descuidou de todas essas ações, o que fazer se o seu tanque já está contaminado com água e essa já degradou o combustível armazenado, sujou o seu tanque de armazenagem com borra e formações ácidas?
A solução neste caso será promover ações corretivas: revitalizar o combustível degradado evitará desperdícios, descartes, passivos ambientais e prejuízos com recompra de combustível e promover uma limpeza de tanque e linhas devolverá o sistema de armazenamento de combustível para a sua condição ideal.
Obviamente, realizar essas ações corretivas, deve ser feito por uma empresa séria e qualificada que NUNCA, JAMAIS utilize ou contrate alguma empresa que utiliza água nestes serviços pois, depois de termos aprendido que a água é o principal inimigo do combustível, não faz sentido algum adicioná-la ao interior dos tanques, não é mesmo?
Portanto, o hidrojateamento é uma alternativa recomendada comparada aos serviços que NÃO utilizam água?
Não, pois o hidrojateamento é um processo de limpeza de tanque realizado com ÁGUA e não há como garantir a secagem de 100% do tanque que foi “lavado” com água.
Como profissionais em eficiência energética, alertamos para eventuais riscos e consequências da utilização de outros procedimentos oferecidos no mercado, como o hidrojateamento:
✓ Descarte do óleo Diesel;
✓ Riscos ambientais pelo descarte;
✓ Processo de “limpeza” a base de água, fato que realimenta todo o processo de degradação do Diesel e dos equipamentos;
✓ Novo abastecimento do tanque;
✓ Alto custo sem eficiência nos resultados;
✓ Aceleração do processo de contaminação do combustível novo pela umidade dentro do tanque;
✓ Novos problemas com injetores e bombas pelo falso aspecto de “limpeza”, devido à contaminação com água.
Neste sentido, conheça nosso produto químico exclusivo, TECCOM CLEAN, que permite a revitalização de Diesel e a limpeza de tanques e linhas, SEM A UTILIZAÇÃO DE ÁGUA.
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