A sua “PEGADA” é VERDE ou de CARBONO?

Esperamos que seja cada vez mais VERDE.

Entenda abaixo…

O excesso de dióxido de carbono (CO2) que produzimos é considerado o principal vilão que ameaça a permanência das futuras gerações de seres humanos no nosso planeta.

Ele retêm calor nas camadas mais baixas da atmosfera, desequilibrando o clima e aumentando as médias de temperatura!

Desde 1850, as ações humanas foram responsáveis por emitir 2,5 trilhões de toneladas de CO2 na atmosfera e somente nos últimos cem anos, produzimos mais CO2 do que em todos os anos anteriores somados na história da humanidade!!

Preocupante, não é mesmo?!

A “pegada de carbono” vem da expressão em inglês “carbon footprint” e está relacionada à nossa “pegada ambiental” que afeta o mundo todo, medindo quanto de CO2 produzimos através das nossas atividades diárias e como algumas atitudes fazem crescer a emissão de gases de efeito estufa, consequentemente contribuindo para o aquecimento global.

Assim, a “pegada de carbono” mede o impacto de alguma atividade, empresa ou país no ambiente. É um cálculo que permite saber como esse estrago pode ser compensado (com reflorestamento, por exemplo).

Então, normalmente, ouvimos falar sobre a “culpa” de países, governos e empresas. Mas, todos estes são formados por indivíduos e as ações cotidianas e essenciais de cada um de nós, como tomar banho, cozinhar e deslocar-se para o trabalho podem representar, ao final de um ano, 1,6 tonelada de CO2 liberados na atmosfera, por uma única pessoa, segundo a calculadora de carbono da ONG Iniciativa Verde.

Então, como calcular a nossa pegada?

A Fintech Moss lançou uma calculadora gratuita da “pegada de carbono” pessoal, que estima o seu impacto individual no ambiente.

O serviço da startup traz um breve questionário online para receber uma estimativa de quanto gás você emitiu em um ano.

 

COMO CALCULAR?

1. Entre no site https://calculator.moss.earth/

2. Clique em “Calcular minhas emissões”;

3. Selecione o seu “estado”;

4. Responda sinceramente às perguntas sobre seus hábitos;

5. Veja quanto CO2 você gerou no ano passado e compare seus resultados com a média global.

 

FAZENDO A NOSSA PARTE:

Para frear as mudanças climáticas e impedir o colapso da biodiversidade da Terra e também melhorar a vida dos próprios seres humanos, empresas e governos têm realizado um esforço global para diminuir emissões de gases estufa.

Então, o primeiro passo para fazer a sua parte é entender que mudanças de simples hábitos do cotidiano, como economia de energia elétrica e engajamento de toda população, contribuem para a descarbonização.

Alguns dos costumes pessoais que mais geram dióxido de carbono, direta ou indiretamente, são o uso de combustíveis fósseis, como Diesel, gás de cozinha e gasolina, o alto consumo de carnes e o desperdício de energia elétrica.

Assim, seguem algumas ações que todas as pessoas devem fazer para contribuir com a sua parte na resolução deste problema:

1• Economize água e energia elétrica. Quando os reservatórios apresentam baixos níveis de água, as usinas termelétricas são acionadas e elas emitem gases na atmosfera.

2• Não desperdice alimentos. Prepare o que for realmente ser consumido, pois gases são liberados durante o processo de decomposição dos alimentos.

3• Recicle e opte por embalagens que podem ser reutilizadas. Boa parte dos produtos envolvem lançamento de gases poluentes, desde a produção e até mesmo no transporte.

4• Evite utilizar carros particulares. Opte por transportes públicos, caronas solidárias, bicicletas e caminhadas. Isso porque os automóveis ainda são os que mais poluem.

5• Se não tiver como evitar a utilização de carros particulares, prefira usar o etanol ou biocombustível sempre aditivados com aditivos que realmente façam o efeito esperado, ou seja, de manter esses combustíveis dentro do padrão para queima, evitando a emissão de gases poluentes.

6• Aditive o Diesel com um estabilizador capaz de eliminar fumaça preta e reduzir consideravelmente os gases poluentes; Se você dirigir caminhões, ônibus ou qualquer outro veículo movido a Diesel, aditive esse combustível com um bom estabilizador.

COMO PODEMOS LHE AJUDAR

Se tratando dos itens 4 a 6 acima, se você utilizar um bom estabilizador de combustível em todos os abastecimentos, além de melhorar a sua “PEGADA VERDE”, você ainda reduz os custos com combustível e manutenção de peças, além de ajudar o Planeta Terra.

Quer saber mais sobre os melhores aditivos de combustível do Mercado? Entre em contato conosco através do email ou clique no botão de WhatsApp do canto inferior direito.