Você sabia que importantes mudanças estão acontecendo no Diesel nacional?
A Resolução nº 3, de 20 de março de 2023, do Conselho Nacional de Política Energética – CNPE. Aprovado Em 28 de março de 2023, alterou a adição obrigatória de biodiesel ao óleo Diesel vendido ao consumidor final, tendo agora o seguinte cronograma:
Datas de Início do Incremento Percentual da Adição do Volume de Biodiesel | 1º/04/2023 | 1º/04/2024 | 1º/04/2025 | 1º/04/2026 |
Percentuais Mínimos de Adição Obrigatória de Biodiesel, em Volume | 12% | 13% | 14% | 15% |
A Teccom tem como missão promover a transformação para o uso mais eficiente dos combustíveis.
O Óleo Diesel mineral puro e com altas concentrações de enxofre (S1800, etc..) deixou de ser produzido há alguns anos; Se voltarmos um pouco no tempo, vamos recordar que, nesta época, também ocorriam problemas, com acúmulo de água nos tanques e formações ácidas (o famoso verniz), que contaminavam as bombas injetoras e entupiam filtros, causando diversas manutenções nos equipamentos movidos a Diesel.
O combustível Diesel sofreu várias alterações para melhor nos últimos anos, com normativas mais exigentes, as mudanças mais relevantes foram a redução do enxofre e a introdução do Biodiesel, combustível de fonte renovável.
Além disso, a adição deste combustível renovável (biodiesel), colaborou imensamente para o aumento da lubricidade e para a redução das emissões de fumaça preta e gases poluentes.
Importante lembrar deste passado recente e relembrar que o acúmulo de água nos tanques sempre aconteceu, assim como as formações de borras, que não são nenhuma novidade; a própria Teccom existe há mais de vinte anos, ou seja, bem antes do biodiesel fazer parte do Diesel ela já realizava prevenções e manutenções de qualidade no Diesel sem Biodiesel.
Saiba a diferença entre Diesel e Biodiesel.
O fato é que os motores também mudaram, evoluíram e deixaram de ser mecânicos; e hoje, estão em um nível eletrônico de excelência, vide filtros, unidades injetoras, bicos injetores, etc..
E com esta evolução e maior precisão, eles não aceitam mais impurezas que sempre se formaram naturalmente dentro dos tanques e as contaminações dos transbordos relacionados à cadeia de suprimentos de combustível, em um país com dimensões continentais como é o caso do Brasil.
Estas sujeiras hoje são retidas por filtros que possuem elementos filtrantes mais eficientes e que acabam saturando mais rapidamente.
Portanto, é um conjunto de fatores (mudanças do combustível e também dos motores), que gera essa problemática diferenciada neste momento de transição da matriz energética.
Outro fato, é que isso é uma tendência mundial justamente por estarmos todos do mesmos lado, seguindo na direção dos combustíveis renováveis, com menos emissão de gases poluentes, para que possamos melhorar a sustentabilidade e nossa qualidade de vida.
O Diesel e o Biodiesel no Brasil vêm melhorando, com uma indústria de ponta, com melhorias contínuas, novas resoluções e controles da Agência Reguladora , exigindo cada vez mais da Indústria com foco na qualidade para o consumidor final.
Além disso, o Biodiesel é o combustível verde que temos disponível com escala no momento; em breve teremos outras tecnologias que serão incorporadas ao Diesel B como o Diesel coprocessado e o HVO, que vai elevar ainda mais a qualidade.
Também entendemos que não podemos retroagir com a reduções da participação do Biodiesel na mistura de Diesel, pois o trabalho de prevenção com Boas Práticas terá que ser realizado independente do percentual adotado (B5%, B8 % – B10% – B12% , etc).
Portanto, independente da porcentagem de biodiesel, as boas práticas com a adição de um bom estabilizador de Diesel (como TECCOM10), é que garantem a qualidade do Diesel B durante as armazenagens para que o Diesel B fique dentro da especificação.
Ou seja, os Clientes da Teccom que seguem essas tratativas, não possuem problemas relacionados ao uso do Diesel de baixo teor de enxofre e com Biodiesel em sua composição.
Há mais de 20 anos olhamos para o Diesel como o “alimento” dos motores; e um alimento bem cuidado se mantém saudável e entrega a sua melhor eficiência.
Portanto, é muito importante cuidar do combustível como o alimento do nosso motor; desta forma, seguindo as recomendações adequadas, ele não estragará e a saúde da frota estará sempre garantida.
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