Você sabe quais as principais diferenças entre o Diesel S10 e o Diesel S500?

Você sabe quais as principais diferenças entre o Diesel S10 e o Diesel S500?

Antes de diferenciá-los é importante saber que “S” é o símbolo de Enxofre na nossa Tabela Periódica e o Enxofre é considerado um conservante natural;

Já os números “10” e “500” representam “ppm”; ou seja as “partes por milhão” de enxofre, presentes nestes combustíveis.

Assim, podemos indicar algumas diferenças entre eles:

1) Qual é o menos poluente?

O Diesel S500 possui maior grau de enxofre do que o Diesel S10. Enquanto o primeiro carrega 500 partículas de enxofre por milhão, o segundo possui 10 partículas por milhão.

Ou seja, o S500 é bem mais poluente do que o S10. Por isso, o S500 não pode ser utilizado em veículos produzidos depois de 2012, segundo a ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis).

Os veículos mais novos estão com os motores preparados para receberem o Diesel S10, que além de ter uma fórmula mais eficiente, é bem menos poluente.

2) Coloração

O Diesel S500 passou a ser comercializado com a cor vermelha e ganhou um corante exigido pela resolução da ANP nº 65/2011. A medida foi necessária para coibir fraudes e a venda de S500 como se fosse S10.

3) Qual tipo proporciona melhor desempenho?

O óleo Diesel que possui maior número de cetano em sua fórmula tem mais qualidade na ignição e melhor combustão. Enquanto o índice de cetano do óleo S500 é 42, o do S10 é 48. Com isso, veículos abastecidos com S10 têm, teoricamente, melhor desempenho.

4) Qual deve ser utilizado?

O ideal é sempre seguir a recomendação do fabricante para a utilização de S10 ou S500;

5) DURABILIDADE, qual deles tem maior prazo de validade?

Como sabemos que o Enxofre é um conservante natural, o S500 deveria ter um prazo de validade maior, não é mesmo?

No entanto, na prática, ambos estão degradando muito rapidamente devido a Mistura do Diesel (advindo do petróleo, não renovável), com o Biodiesel (advindo de fontes renováveis) pois, apesar de seus atributos inegáveis que são excelentes para o meio ambiente, o biodiesel é bastante vulnerável à degradação devido a sua rápida oxidação; Sua estabilidade depende das condições de processamento e armazenamento.

(Entenda também o que é Diesel e Biodiesel e qual é a diferença entre eles)

Assim, a ausência de antioxidantes no Diesel cria uma variedade de reações químicas indesejáveis que impedem a manutenção da estabilidade oxidativa.

Portanto, se faz necessária a aditivação com um estabilizador de Diesel que realmente traga um resultado esperado, ou seja, a manutenção da estabilidade oxidativa ao Diesel estocado, se mantenha dentro do padrão para o consumo, sem danificar peças do motor a combustão.

A Teccom desenvolveu e possui a melhor solução de aditivação para o Diesel nacional; TECCOM10, Estabilizador de Diesel que foi testado, aprovado e homologado pelas principais empresas fabricantes de motores, montadoras e grandes consumidores de Diesel do Brasil.

6) Sedimentos no tanque

Tanto o Diesel S10 quanto o S500, quando estragam, geram sedimentos e sujeira que acumulados no tanque e em todo o sistema de combustível (mangueiras, linhas, filtros, bicos, bomba injetora e de combustível), trarão diversos prejuízos aos proprietários de motores a combustão que ainda desconhecem esses fatos e não realizam uma rotina de Boas Práticas desde a aquisição até a combustão tanto de S10 quanto de S500.

(Entenda como saber se o Diesel está ou não degradado)

Em caso de tanques sujos e comprometidos, ações corretivas como por exemplo uma Limpeza de Tanque passa a ser necessária para evitar prejuízos na manutenção dos equipamentos, falhas nos motores colocando operações em risco.

Quer saber mais sobre Diesel e também como deixar seu combustível sempre em condições ideais de consumo? Entre em contato conosco através do email ou clique no botão de WhatsApp do canto inferior direito.